Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Pesquisa de Satisfação / Comentário


Pesquisa de Satisfação / Comentário

     Recebo pesquisas de satisfação do consumidor com relação a esse ou aquele produto.
     Eu, sinceramente, gostaria que existisse um cronograma para essa pesquisa, primeiro a entrega do produto e depois a pesquisa. O site é confiável e a loja é correta, mas primeiro o recebimento do produto anotado pela empresa e depois o envio da pesquisa eletrônica  sobre a satisfação do cliente com o produto.
     Recebo outra pesquisa sobre a minha satisfação com o telefone fixo e, de repente eles perguntam se a minha televisão é de plasma, lcd, hdmi ou com tubo de imagem? A minha televisão com tubo de imagem já se foi e faz bastante tempo e eu não tenho cinema em casa, mas ir até a televisão para saber das suas qualidades para responder uma pesquisa de telefonia? É demais.
     Outra pergunta que é cansativa é saber quantos rádios você têm e inclua-se na pergunta todos os rádios de todas as idades, até mesmo aqueles que você deixou de lado por estarem obsoletos, Se perguntassem o que é que eu acho dos MP3 portáteis que têm que se carregados na tomada, eu responderia que os preferia à pilha e que senti muito quando o meu MP3 à pilha deixou de funcionar definitivamente após dez anos de uso.
     Enfim, deixei essa pesquisa pela metade e a outra perguntando sobre o produto, sem fazer.
     A pesquisa para o consumidor, é boa vontade, mas para o proprietário da loja, é muito importante. As pesquisas visam a um melhor atendimento por parte da empresa ao consumidor, não é para ser levada na brincadeira.
     Depois que a gente responde, eles podem mudar as estratégias de vendas, as propagandas, investir recursos em melhorias eventuais.
     Detecto, no entanto, um problema com o setor responsável pelas pesquisas de satisfação. Acompanham o pedido pela internet a empresa e o consumidor. Se a pesquisa é automática, o que custa esperar o site informar que o produto está entregue ao setor de pesquisa. Para que tantas perguntas alheias ao serviço prestado ao consumidor.
     No caso, eu não comprei rádio e nem televisão e, em resumo, eu não tenho que responder a essas perguntas para atender uma chamada telefônica ou realizar uma chamada telefônica. A pesquisa estava interessante, comparativa e competitiva, mas eles estragaram com a vontade de responder. Não tenho motivo para ir até à televisão, virá-la e olhar o modelo e a tecnologia para responder uma pesquisa direcionada ao telefone. A compra da televisão não foi um momento marcante na minha vida, foi uma despesa porque a outra televisão antiga pifou e o conserto era mais caro que a compra de uma nova.
     MP3, desses populares, eu fui comprando e me arrependendo porque a bateria dura quatro horas e eu quero um MP3 que resista à minha vontade de ouvir música continuamente. Eu não gosto de ouvir música ao celular, a não ser que fique muito gritante portar um celular e um MP3 e existem locais onde essa situação  parece mania.
     As empresas de pesquisa precisam ouvir o consumidor também em relação a elas mesmas e o quanto podem melhorar para realizarem uma pesquisa rápida e eficiente.
     Uma das pesquisas responderei mais tarde. A outra, simplesmente desisti e o motivo é a sua complexidade desnecessária.
     Um texto para hoje. 

Um comentário:

Célia disse...

Detesto essas pesquisas... Em geral, não atendo. É muito inconveniente.
Abraço.